Eventos e Congressos

Apresentação das publicações do PET CONEXÕES ADMINISTRAÇÃO, com rápida descrição. Ao final da página, estão em anexo, documentos referentes a cada uma.

  • (Anexo XIV) Barreiras e desenvolvimento de carreira no contexto da Covid-19: um estudo com graduandos em Administração de uma universidade Pública. (SudestePet 2021)

Este estudo objetivou compreender como percepções de barreiras impactam o desenvolvimento da carreira de graduandos em Administração de uma universidade pública no atual contexto da pandemia da Covid-19. Para alcançar o objetivo, foi delineada uma pesquisa de natureza qualitativa com o público-alvo em estudantes de graduação de Administração de uma universidade pública. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas respondidas individualmente, e de forma remota. O roteiro da entrevista incluiu perguntas sobre o perfil dos participantes e sobre percepções diversas de carreira. A análise dos dados envolveu categorização temática e procedimentos de codificação, com a criação de rótulos, códigos conceituais e categorias principais para responder ao objetivo da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa em andamento, e os resultados analisados até o momento revelaram que, no contexto atual da pandemia Covid-19, houve intensificação das percepções de barreiras externas, com destaque para as consequências decorrentes do isolamento social, da desigualdade social e da falta de oportunidades. Com isso, intensificou-se também as barreiras percebidas internamente pelos estudantes. Conclui-se que o desenvolvimento da carreira, na percepção dos estudantes, é permeado nos dias atuais por maior incerteza, imobilidade e prejuízos ao ensino durante a graduação.

  • (Anexo XIII) SUSTENTABILIDADE: O comportamento dos discentes da Universidade Federal do Espírito Santo a respeito do projeto coleta seletiva solidária  (Enapet 2020)

O presente trabalho tem o intuito de analisar alguns aspectos que afetam a eficácia do Projeto de Coleta Seletiva Solidária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para isso foram aplicados questionários, desenvolvido pelo grupo PET Conexões Administração, sobre aspectos relacionados à sustentabilidade, considerando o comportamento dos discentes, mais especificamente aqueles relativos à separação de resíduos sólidos e suas embalagens, em dois centros acadêmicos do campus de Goiabeiras. Do ponto de vista da gestão, esta pesquisa tem o intuito de levar propostas à Prefeitura Universitária (PU) para melhorar a adesão ao Projeto. Conclui-se que as atitudes dos discentes é insatisfatória  evido à falta de conhecimento e/ou hábito de realizar o procedimento e que a comunicação feita pela PU, acerca do projeto citado, demanda melhorias.
 

  • (Anexo XII) Experiências no Processo de Implantação da Monitoria de Matemática I nos Cursos de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (SudestePet 2020)

Tomando como aparato teórico Brignol (2004), que apresenta a importância da Monitoria de Matemática I decorrida da deficiência na matemática básica e a dificuldade de comunicação com o professor, sendo esses motivos que provocam elevados índices de reprovação, o presente estudo tem o objetivo de analisar o processo de implantação da monitoria nos cursos de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, foram entrevistados os envolvidos diretamente com o projeto, entre eles alunos do curso de Administração, o tutor egresso do PET Administração, e o tutor do PET Matemática. Foram elaborados roteiros de entrevistas semiestruturadas, sendo que todas foram realizadas nas dependências da universidade. A monitoria se apresenta como meio para reduzir os índices de reprovação, assim o PET Conexões Administração fez parceria com o PET Matemática, com a finalidade de fazer uma aproximação com os professores do departamento de Matemática obtendo assim, maiores conhecimentos técnicos para a evolução desta monitoria. Nos resultados são descritas as dificuldades apresentadas ao longo do processo de implantação da monitoria que devido à baixa frequência, atualmente é ofertada virtualmente por meio do AVA. Como conclusões revela-se a necessidade de oferta de uma introdução à matemática a fim de nivelar o conhecimento dos alunos na disciplina, dado que alguns alunos enfrentaram grandes dificuldades para compreender o conteúdo ministrado em sala. Além disso observa-se a necessidade de melhorar a comunicação com o professor, pois a falta de compreensão deste em relação as dificuldades dos alunos, influencia diretamente os índices de reprovação ou evasão da disciplina.

 

  • (Anexo XI) A importância e construção subjetiva dos participantes do PET UFES (Enapet 2019)

Utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa e as ferramentas da análise de conteúdo, o presente estudo, ao examinar entrevistas feitas aos participantes dos grupos PET da Universidade Federal do Espírito Santo que foram ao XIX SudestePET, tem como objetivo analisar as percepções dos representantes, sobre as contribuições do evento em âmbito pessoal e coletivo. Para isso, são divididas três categorias, sendo elas: (1) engajamento, entendimento e pertencimento em relação ao programa; (2) troca de saberes entre os grupos PET e (3) contribuição na formação pessoal e nas percepções sobre o mundo. Após a análise em cima das categorias temáticas citadas, pôde-se perceber que o evento proporcionou aos petianos da Universidade um maior entendimento sobre a importância do Programa de Educação Tutorial e um consequente aumento no engajamento com este, propiciou trocas de experiências entre os grupos, possibilitou grandes vínculos e parcerias, além de ter sido um evento importante para a formação pessoal dos participantes e suas visões de mundo, aumentando sua criticidade e engajamento político. 
 

  • (Anexo X) Diagnóstico da consciência socioambiental na Universidade Federal do Espírito Santo (SudestePet - 2019)

Este estudo tem por objetivo verificar o nível de Consciência Socioambiental dos alunos, professores e técnicos. Justifica-se esta pesquisa por entender que a eficiência e eficácia da implantação de um projeto de coleta seletiva solidária, pela UFES, são impactadas pelo nível de consciência ambiental da comunidade acadêmica. Foram aplicados 308 questionários e as análises estatísticas foram feitas utilizando planilha eletrônica. Os resultados demonstram que o nível de consciência socioambiental ainda é muito baixo e que os alunos não possuem nível mais elevado que os outros dois grupos.

  • (Anexo VIII) Sociabilidade no Espaço Organizacional: Uma análise simbólica em duas cooperativas de separadores de materiais recicláveis da região Sudeste (ENANGRAD 2018)

Este artigo, produzido a partir de um dos projetos realizados por estudantes do Programa de Educação Tutorial de uma universidade brasileira, tem por objetivo desvendar os significados das formas de organização espacial do trabalho da cooperativa na visão de separadores de materiais recicláveis, relacionando-os às formas de sociabilidade manifestas nas organizações. Foram estudadas duas associações, por meio de uma pesquisa de estratégia qualitativa, com o uso das técnicas de observação sistemática cujos registros foram realizados via protocolo de observação e tratados via análise de conteúdo. As observações ocorreram durante os meses de março e abril de 2018. Os achados apontam para quatro núcleos de significados centrais: um espaço dividido, um espaço personalizado, um espaço de conflito e um espaço de produção. Para além das categorias tradicionais já previstas na literatura em relação ao espaço dividido, que obedece a uma lógica ambígua e simultânea de organização e desorganização, e em relação ao espaço de produção, têm-se as categorias do espaço personalizado e do espaço de conflito, que revelam sobremaneira aspectos subjetivos da organização do espaço relacionados às sociabilidades ocorridas. Por fim, mostram-se como as categorias se encontram profundamente imbricadas, de maneira que os significados relacionados ao espaço encontram-se sobrepostos, em uma rica dinâmica que evidencia as complexidades da vida organizacional nas associações estudadas.

 

  • (Anexo VII) Causas de reprovações em matemática nos cursos de administração da UFES (SudestePet - 2018)

Nesse artigo trataremos de um projeto, cujo abrange a área de pesquisa e extensão. A feira de artesanato de Guarapari, também conhecida como Feira Hippie, está localizada no centro da cidade, próximo a orla da Praia da Areia Preta e lugares movimentados, como bancos e lojas. Segundo eles, esta atua como principal meio de sustento de muitas famílias, no qual suas artes e também seus produtos alimentícios são vendidos para moradores e turistas, principalmente. A problematização do trabalho, se da quando os comerciantes da feira de artesanato vieram até o PET Conexões Administração para buscarem ajuda na organização e na análise do que pode ser feito para melhorar o desempenho da feira, pois a prefeitura de Guarapari transferiu o local desta. O projeto atua apoiando a feira, tendo por finalidade diagnosticar os problemas e sugerir soluções para o mesmo.

 

  • (Anexo VI) Apoio à Feira de Artesanato de Guarapari (Enapet - 2018)

Nesse artigo trataremos de um projeto, cujo abrange a área de pesquisa e extensão. A feira de artesanato de Guarapari, também conhecida como Feira Hippie, está localizada no centro da cidade, próximo a orla da Praia da Areia Preta e lugares movimentados, como bancos e lojas. Segundo eles, esta atua como principal meio de sustento de muitas famílias, no qual suas artes e também seus produtos alimentícios são vendidos para moradores e turistas, principalmente. A problematização do trabalho, se da quando os comerciantes da feira de artesanato vieram até o PET Conexões Administração para buscarem ajuda na organização e na análise do que pode ser feito para melhorar o desempenho da feira, pois a prefeitura de Guarapari transferiu o local desta. O projeto atua apoiando a feira, tendo por finalidade diagnosticar os problemas e sugerir soluções para o mesmo.

 

  • (Anexo V) Diagnóstico da consciência ambiental em um centro acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo (Enapet - 2018).

Este estudo é um projeto piloto do Programa de Educação Tutorial Conexões Administração da Universidade Federal do Espírito Santo, que tem por objetivo verificar o nível de consciência ambiental dos alunos e professores do Centro de Ciência Jurídicas e Econômica desta universidade. Justifica-se esta pesquisa por entender que a eficiência e eficácia da implantação de um projeto de coleta seletiva é impactado pelo nível de consciência ambiental dos mesmos e que o plano de comunicação poderá ser melhor desenvolvido de posse destas análises.

 

  • (Anexo IV) Quem quer ser um administrador? (SudestePet - 2016)

Este trabalho tem por objetivo apresentar um projeto desenvolvido pelo PET Conexões ADM - UFES para investigar, o perfil dos alunos do curso de Administração Matutino da Universidade Federal do Espírito Santo. Assim, deseja-se conhecer suas expectativas em relação ao curso e suas perspectivas para o futuro profissional.

 

  • (Anexo III) Profissão catador: os sentidos e os significados do trabalho em duas cooperativas de catadores da Região Sudeste (Extensão - 2016)

Este artigo teve como objetivo compreender os sentidos e significados do trabalho para os catadores de resíduos sólidos que trabalham em duas cooperativas capixabas. A pesquisa foi realizada com 28 catadores de ambas as organizações em parceria com o grupo PET Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os dados foram coletados a partir de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. A partir da análise do conteúdo das entrevistas chegou-se a duas categorias de resultados. A primeira foi o significado do trabalho ligado à sobrevivência e, a segunda, o significado do trabalho ligado a autoestima desses catadores. A segunda categoria trouxe duas subcategorias que exemplificam os prazeres e dificuldades dessas pessoas trabalharem nessa área, que foram: a visão sobre a preservação do meio ambiente e as dores e as delícias dessa profissão. Cada categoria trouxe sua característica e pode mostrar a percepção dessas pessoas perante seu trabalho.

 

  • (Anexo II) Apoio técnico Associação de Catadores (2016)

Este trabalho tem por objetivo apresentar um projeto desenvolvido pelo PET Conexões ADM - UFES no qual foi feito o desenvolvimento de um layout para o processo produtivo e dar apoio às mudanças em duas associações de catadores de materiais recicláveis (Amariv e Ascamare). A demanda das associações se deu pela necessidade de mudança dos seus espações físicos.

 

  • (Anexo I) Avaliação Empírica da Influência da Heurística de Ancoragem na Decisão de Quantidade a Adquirir pelo Consumidor (2015)

 O presente trabalho avalia o efeito da ancoragem sem interferência de descontos de preço, em situação real de consumo, utilizando como ancoragem uma sugestão de quantidade a ser comprada, de um produto (bala de chocolate) que usualmente é adquirido em quantidade superior a uma unidade. Os resultados obtidos suportam a hipótese de que a heurística de ancoragem pode atuar também na definição de quantidade por um consumidor. 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910